top of page

Cuidado com "ladrões de atenção"!

Atualizado: 16 de jun. de 2023

O que são "ladrões de atenção"?

“Ladrões de atenção” são elementos visuais ou auditivos que distraem inadvertidamente ou intencionalmente a atenção da audiência do conteúdo principal ou da mensagem que está sendo transmitida. Esses objetos reduzem a capacidade de compreender ou se envolver com uma apresentação.

Podem ser: distrações visuais (gráficos, animações ou imagens excessivamente complexas); ruídos (ar-condicionado, toque de celular, papel de bombom); efeitos sonoros desnecessários; multimídia irrelevante ou impertinente; problemas técnicos e, principalmente, objetos que você carrega nas mãos.

Como posso evitar a dispersão do público?

Para evitar a dispersão do público, você pode se preparar com antecedência, ajustando o ar-condicionado, colocando o celular no silencioso e pedindo que a plateia faça o mesmo, vestindo roupas e acessórios modestos que não façam barulho.

Mas e a tremedeira? É perfeitamente normal tremer durante uma fala em público. O tremor é causado pela adrenalina no seu corpo, dispersada por conta da ansiedade ou animação do momento. Afinal, falar em público é estressante para todos nós. O problema é todos notarem que você está tremendo porque tem um objeto desnecessário nas mãos. A melhor solução é usar as mãos para fazer gestos funcionais que ajudam a ilustrar seus pontos.

Posso usar objetos na apresentação? Como?

Você pode levar objetos, desde que enriqueçam a apresentação. A professora Jill Taylor conta em uma palestra do TED como foi sua experiência de ter um AVC sendo ela mesma uma especialista em AVCs. Ela traz um cérebro humano real para indicar as regiões afetadas e a progressão da lesão. Isso, sim, é um objeto que enriquece a apresentação! Ele auxilia na compreensão da mensagem e suga a atenção de todos os presentes.



Conquistar e manter a atenção dos ouvintes é o grande desafio do orador. Para isso, a gesticulação surge como um elemento chave na forma de se expressar, fazendo parte da comunicação não verbal e auxiliando o orador a passar sua mensagem de forma mais clara e objetiva. Não crie concorrentes pela atenção do público. Evite os “ladrões de atenção”.

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page