top of page

O que é a Falácia da Bola de Neve?


A falácia da bola de neve, também conhecida como “ladeira escorregadia”, ocorre quando se assume que um evento ou uma situação inevitavelmente se tornará pior, sem evidências suficientes para fazer essa afirmação. Essa falácia é baseada em uma ideia de que algo pequeno pode se tornar grande e incontrolável, como uma bola de neve que aumenta de tamanho à medida que rola montanha abaixo.


Ela utiliza-se de induções e saltos lógicos para distorcer situações e argumentos adversários. No entanto, na maioria das vezes, as coisas não funcionam tão linearmente, havendo muitas variáveis e caminhos possíveis para se evitar o resultado alegado.





Exemplo

Argumento: “Se criarmos inteligências artificiais, em breve não haverá empregos para humanos, pois as IAs são capazes de realizar muito mais atividades em menos tempo.”


Você consegue identificar a bola de neve? O salto lógico está na conclusão de que não haverá mais empregos para humanos. E a razão é que, pelo atual estágio de desenvolvimento das IAs, elas ainda não são capazes de operar sem uma programação humana prévia. Além disso, há como conciliar trabalho humano e trabalho de uma IA, como já está sendo amplamente feito. O mais correto seria dizer que os empregos humanos passarão por mudanças nas estruturas das carreiras, mas não necessariamente que ele irá acabar.


O melhor exemplo para se derrubar esse argumento falacioso seria no xadrez. Mesmo havendo IAs altamente avançadas, o estudo com cursos, treinadores particulares e livros ainda é amplamente aplicado até pelos jogadores de elite.


Conclusão

A falácia da bola de neve é um erro lógico comum que pode levar a decisões ruins e ações precipitadas. Para evitá-la, é importante avaliar cuidadosamente as evidências e reconhecer que as coisas muitas vezes não seguem uma trajetória linear e previsível.


Mantenha-se aberto a novas informações, analise sempre todas as alternativas para a resolução do problema e esteja disposto a mudar de opinião se as evidências sugerirem que as previsões anteriores estavam erradas. Ao fazer isso, você pode evitar cair na armadilha da falácia da bola de neve e tomar decisões mais informadas e precisas.


Por fim, reiteramos que não recomendamos o uso de falácias em seus discursos. Eles são formas de enganar seu público, sendo uma clara afronta ao ethos, um dos pilares da argumentação aristotélica.


Para saber mais sobre falácias, clique aqui.

Para saber mais sobre o ethos, clique aqui.


33 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Kommentare


bottom of page